domingo, 12 de julho de 2015

Projeto Parte 4: Fonte de Alimentação


    Para entendermos melhor sobre as fontes de alimentação,  precisamos ter ideia sobre a conversão de corrente. Abaixo o resumo dessas conversões:

    


    Existem dois tipos de fontes: as Lineares e as Chaveadas (Comutadas). O  projetista terá o trabalho de analisar e pesquisar qual a fonte de alimentação se encaixa melhor em seu projeto.


     Fonte Linear

     Essa fonte de alimentação possui cinco etapas: Transformador abaixador > Retificação > Filtro > Circuito Regulador > Carga;

     Tensão Alternada (VCA) na faixa de 60Hz entra no primário do transformador abaixador e seu secundário rebaixa a tensão na qual o trafo fora projetado. A saída CA passa por uma ponte retificadora de diodos, transformando-se em CC Pulsante, que segue rumo ao filtro (capacitores) gerando CC. A tensão contínua passa pelo circuito regulador - feito de transistores ou circuitos integrados - gerando a tensão regulada e estabilizada.
 
     Vantagens: facilidade de manutenção, fácil montagem, resposta rápida;

   Desvantagens: baixa eficiência por causa das perdas do circuito regulador, possuem grande volume e peso, a tensão do circuito é dividida entre o elemento regulador, normalmente um transistor de potência e a carga.


      Fonte Chaveadas 
    
   Com o funcionamento mais complexo, esta fonte possui praticamente nove etapas: Condicionadores e Filtros de Linha > Retificador > Capacitor de Armazenamento > Elemento de Regulação por Chaveamento > Transformador > Retificador > Filtro > Carga > Barreira de Isolação > Circuito de Controle;

       Segundo o livro "Dispositivos Eletrônicos e Teoria de Circuitos" de Robert L. Boylestad e Louis Nashelsky, A entrada CA é conectada ao circuito por uma série de condicionadores e filtros de linha, que removem o ruído elétrico. A entrada então é retificada e levemente filtrada. A alta tensão CA é chaveada em uma taxa de aproximadamente 100kHz. A taxa e a duração do chaveamento são controladas por um circuito integrado especial. Um transformador de isolamento toroidal liga a tensão chaveada CC a um circuito retificador e a um filtro. A saída da fonte de alimentação é realimentada novamente no circuito integrado (CI) de controle. Monitorando a saída, o CI pode regular a tensão de saída.

       Vantagens: alta eficiência, menores dissipadores de calor, diminui ou aumenta a tensão de saída, baixo volume e peso;

      Desvantagens: manutenção mais complexa e mais cara, interferências eletromagnéticas, tempo de resposta maior entre a carga e a entrada;


         Para mais detalhes sobre as fontes de alimentação consulte o site: 
       

     
       Fontes Simétricas
       
     São fontes que possuem a tensão positiva e tensão negativa referentes ao terra (gnd). Vários equipamentos eletroeletrônicos possuem esta fonte, equipamentos de som, imagem, transdutores de temperatura e etc. Fontes simétricas podem ser desenvolvidas através dos dois tipos: Linear e Comutada.

       Saiba mais no site:

 http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/570-projetos-de-fontes-simetricas-art052.html


         


Nenhum comentário:

Postar um comentário